quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Massagem Ayurvédica e os diferentes tipos de óleo


Durante a aplicação de uma massagem ayurvédica o terapeuta deve levar em consideração o tipo de óleo que se adapta melhor a constituição do paciente. A utilização de um tipo de óleo vegetal durante a realização da massagem faz com que se obtenha melhores resultados. O óleo é um nutriente para a pele, já que contém proteínas, carbohidratos e outros componentes essenciais. O azeite previne a secura da pele, aumenta a sua flexibilidade e evita muitos dos efeitos do envelhecimento prematuro. Suaviza a pele, elimina as escoriações, dispersa o calor de modo uniforme em todo o corpo e proporciona brilho à pele. A pequena quantidade de óleo que permanece no corpo depois da massagem confere resistência frente às trocas extremas de temperatura e de pressão do ambiente exterior. Se aplica azeite no umbigo antes de dormir, elimina-se a secura de todo o corpo. Quando se aplica óleo numa articulação da coluna e no crânio, normalmente o sistema nervoso acalma-se, a memória é fortalecida e a vista melhora. É possível dar toques mais profundos, comprimir, amassar e pressionar com suavidade (incluindo-se a pressão com força) prescindindo-se do óleo sem experimentar efeitos negativos. Quando o objectivo é eliminar o cansaço, o stress, o nervosismo, o desassossego e a ansiedade, isto pode ser tão vantajoso como uma massagem com óleo. Contudo, não fortalece os nervos nem a pele e tão pouco elimina a secura da pele. Na Índia, costuma-se aplicar óleo regularmente no corpo para evitar picadas de insectos; nos órgãos genitais, para prevenir as infecções; no nariz, com o fim de evitar a sequidão; nos olhos, para limpá-los e fortalecê-los; nas orelhas, para limpá-las, e no umbigo, para curar a sequidão de todo o corpo e apaziguar o fogo do aparelho digestivo. Na Ayurvédica dá-se muita importância ao umbigo porque é através dele que uma rede de setenta e dois nervos subtis (os nadis), se conectam com o resto do corpo. O umbigo é também a primeira fonte de nutrição e de vida para o feto. O corpo, tal como uma máquina, necessita de óleo. O óleo é utilizado na cozinha devido à sua capacidade para distribuir uniformemente o calor. O Sushruta Samhita estabelece que as pessoas que sofrem de enfermidades derivadas de vata (ar) devem adoptar as seguintes práticas: aplicar o sneha (lubrificante/óleo) na zona afectada, aplicar fomentos; untar todo o corpo com óleo; fazer purgas de óleo; fazer siro vasti, ou seja passar óleo na cabeça; inalação de vapores com óleo – neste processo se produzem vapores com óleos essenciais na água que se aquece constantemente, os quais deverão ser inalados para que a pessoa beneficie dos seus efeitos; fazer gargarejos com óleos mornos; utilizar agentes que produzam espirros.


Sem comentários:

Aromaterapia

Aromaterapia

Aromaterapia

Aromaterapia é a prática de usar os óleos naturais extraídas de flores, cascas, caules, folhas, raízes ou outras partes de uma planta para melhorar psicológico e bem-estar físico. O aroma inalado a partir desses "essencial" óleos é amplamente acreditado para estimular a função cerebral. Óleos essenciais também podem ser absorvidos através da pele, onde eles viajam através da corrente sanguínea e pode promover a cura de corpo inteiro.

Há um grande número de óleos essenciais disponíveis, cada um com suas propriedades de cura.

Os Óleos essenciais podem ser a espinha dorsal da aromaterapia, mas há uma ampla gama de produtos que tenham benefícios aromáticos, incluindo velas, sabonetes, difusores, loções e perfumes. Muitos desses produtos são feitos a partir de misturas de óleos essenciais, aumentando assim suas propriedades terapêuticas. Como os óleos essenciais são feitos, estes produtos de aromaterapia pode ajudar a aliviar stress, aumentar a energia ou mesmo melhorar a saúde física.


Pontos Marma

Pontos Marma

Marma Terapia consiste numa massagem dos pontos energéticos espalhados pelo corpo, através dos quais deve fluir o prana (energia vital) ou seja quando se estimulam os 107 pontos marma estão a afectar-se os Chakras, contribuindo para que a energia vá fluindo sem bloqueios por todo o corpo e mantendo, assim, a saúde dos indivíduos. Os bloqueios energéticos podem advir de vários factores como: se sofrer lesões no corpo, a adopção de posturas físicas desadequadas, ao passarmos por situações emocionais desestruturais ou traumáticas, má alimentação, stress acumulado ou se existir alguma doença susceptível de interferir no fluxo do prana por todo o corpo.

Principais benefícios desta massagem:

Estimular os órgãos e os sistemas corporais tendo em vista: desintoxicar o organismo, ter efeito anti-stress, anti-depressivo, minimizar a ansiedade e assegura um sono profundo, desbloqueia problemas emocionais ou traumas.

Massagem Ayurvédica - Abhyanga

Massagem Ayurvédica - Abhyanga

Existem vários tipos de massagens Ayurvédica como: Abhyanga, sweda, Shidodhara, navarakizhi (shastika sali pinda sweda), patra pinda sweda (p.p.s), sarvangadhara (pizhichil) kayaseka, kashaya seka, udvartana.

No caso da massagem Abhyanga é uma massagem terapêutica feita no corpo inteiro com óleos medicinais a base de plantas, específicos para cada paciente. Nutre e revitaliza os tecidos do corpo (Dhatus) e permite remover as toxinas

das células. A Abhyanga tem efeitos muito mais profundos e duradouros, mais do que a massagem usual que usa óleos minerais ou loções. Esta técnica alcança efeitos curativos intensos, harmonizando naturalmente o Corpo, a Mente e o Espírito. Esta massagem é executada pelo terapeuta durante aproximadamente uma hora e é um dos tratamentos mais rejuvenescedores da Ayurveda.

ABHYANGA é uma massagem vigorosa que estimula os músculos e a circulação, liberando as toxinas presas aos músculos e tecidos. Através de toques profundos com as mãos, cotovelos e pés, a massagem Ayurvédica propicia um realinhamento postural, alívio de tensões (por vezes crónica) no corpo físico, fortalece o sistema imunológico, e tem efeitos anti-stress e anti-depressivo. Contando com alguns alongamentos, proporciona uma maior flexibilidade do corpo e mobilidade nas articulações, possibilitando o circuito livre da energia vital.

Benefícios principais:

- Aumenta a força dos tecidos

- Melhora à circulação de sangue

- Rejuvenesce o corpo inteiro

- Diminui a celulite

- Embeleza a pele

- Retarda o envelhecimento

- Induz o sono restaurador

- Promove a vitalidade

- Equilibra os doshas

- Reduz a tensão

- Remove as toxinas do organismo